Política de Privacidade
A Fácil respeita a privacidade dos usuários de seus produtos, serviços e sites em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros. A Fácil reconhece a importância de proteger as informações recolhidas dos usuários e adotou esta política de privacidade para informar os usuários sobre o modo como a Fácil recolhe, armazena e utiliza as informações decorrentes da sua utilização dos produtos, serviços e sites da Fácil.
As práticas descritas nesta Política de Privacidade só se aplicam ao tratamento dos dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou "LGPD") a partir de sua entrada em vigor.
Coleta de dados pessoais
Ao usar os produtos, serviços e sites da Fácil, os usuários concordam com a coleta e o processamento, pela Fácil, de informações pessoais identificáveis (conforme definidas abaixo) que fornecem para criar uma conta em um produto da Fácil, ou durante qualquer permuta com a Fácil em ligação ao uso de um produto da Fácil. A Fácil também processa dados anônimos, agregados ou não, com intuito de analisar e produzir dados estatísticos relacionados aos hábitos, padrões de uso e dados demográficos de usuários como um grupo ou indivíduos. Tais dados anônimos não permitem a identificação dos usuários aos quais são relacionados.
Os produtos da Fácil são destinados ao uso corporativo.
Compartilhamento de dados pessoais
A Fácil não compartilhará quaisquer informações pessoais identificáveis com terceiros para propósitos de marketing sem o consentimento do usuário.
Além disso, a Fácil não compartilhará quaisquer informações pessoais identificáveis com terceiros, exceto nos termos descritos a seguir:
• A Fácil pode compartilhar dados anônimos, agregados ou não, com terceiros.
• A Fácil pode permitir o acesso e a utilização de informações pessoais identificáveis a terceiros subcontratados para a prestação de serviços na medida em que for estritamente necessário para o fornecimento de tais serviços.
• A Fácil pode disponibilizar informações pessoais identificáveis para cumprir ordens judiciais ou leis que exijam a divulgação de tais informações. No caso de uma reorganização, venda ou fusão, a Fácil pode transferir as informações de identificação pessoal para o terceiro com o consentimento do usuário se exigido por lei.
Uso de informações pessoais identificáveis
As informações pessoais identificáveis são utilizadas internamente pela Fácil com o intuito de oferecer, desenvolver e aprimorar produtos, conteúdos e serviços, os quais os usuários tenham solicitado, e para responder às solicitações dos usuários.
A Fácil poderá utilizar informações pessoais identificáveis fornecidas por usuários para envio de informações sobre a empresa, incluindo notícias de atualizações de produtos, concursos, eventos e outros materiais promocionais, mas somente nos casos em que os usuários aceitem ser destinatários de tais comunicações.
Ao criar uma conta em um produto da Fácil, a Fácil coleta o endereço de e-mail e o nome de usuário e, dependendo da opção do usuário, seu nome e sobrenome. Dependendo das configurações, os usuários concordam em permitir que algumas de suas informações possam ser buscadas e sejam disponibilizados a outros usuários dentro dos serviços. A Fácil não tem qualquer obrigação de manter privadas as informações pessoais identificáveis que determinado usuário disponibiliza a outros usuários através dos produtos, ou de qualquer outro software da Fácil, em um contexto de bate-papo com outros usuários ou em outras atividades públicas.
Cookies e outras informações em um computador do usuário
Os produtos, serviços e sites da Fácil podem utilizar cookies e outras tecnologias, como beacons da web e pixel tags. Os cookies são pequenos blocos de informações eletrônicas que podem ser transferidos para o disco rígido de um usuário para personalizar a utilização de um site ou produto, para manter um registro dos acessos do usuário a determinado site ou produto ou para armazenar informações que o usuário necessita regularmente. A utilização de cookies é normalmente associada a sites. Por exemplo, quando você acessa um produto, a Fácil armazena um cookie no seu disco rígido com a sua ID de usuário e uma combinação do seu endereço IP e da hora em que iniciou a sessão. Este cookie permite que você navegue entre diversas páginas e elimina a necessidade de iniciar a sessão em cada página. Do mesmo modo, se você inserir informações durante a sessão, elas serão armazenadas em um cookie e não será necessário voltar a inserir essas informações durante a sessão. Também podem ser utilizadas ferramentas de análise de sites de terceiros que utilizam cookies para recolher determinadas informações pessoais não identificáveis relativas à utilização dos sites da Fácil, como sites que redirecionam o usuário a determinados sites, visualizações de páginas e tipos de navegadores.
A Fácil também armazena uma chave de autorização ou chave de CD única que é inserida pelo usuário ou transferida automaticamente durante o processo de registro. Essa chave de autorização é utilizada para identificar um usuário como válido e permitir o acesso a produtos e serviços da Fácil. Essa chave é necessária para que a Fácil forneça quaisquer produtos e serviços assinados pelos usuários.
O software Fácil cria e envia para a Fácil relatórios de erros automaticamente, após a ocorrência de falha de sistema ou outras falhas nos softwares ou serviços da Fácil. As informações do relatório de erros criado automaticamente podem incluir informações sobre um outro software ou hardware no sistema do usuário. A Fácil não armazena nem associa as informações de relatório de erros gerado automaticamente às informações pessoais identificáveis do usuário. Quaisquer informações de relatório de erro manualmente enviadas por usuários (por exemplo, através do formulário de Relatório de erros da Fácil) são associadas e armazenadas com informações identificáveis pessoais enviadas voluntariamente pelo usuário através de um relatório de erros.
Troca de mensagens com outros usuários em produtos da Fácil
Os produtos ou serviços da Fácil podem fornecer chats, fóruns, quadros de avisos ou ferramentas de mensagens instantâneas para os usuários. Quaisquer informações divulgadas em bate-papos, fóruns ou quadros de discussão serão consideradas informações públicas, uma vez que os usuários que trocam mensagens podem não se conhecer pessoalmente. A Fácil não tem qualquer obrigação de manter privadas as informações pessoais identificáveis que determinado usuário disponibiliza a outros usuários utilizando estas funcionalidades.
E-mails promocionais da Fácil
A Fácil oferece aos usuários a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas comunicações por e-mail aos usuários.
Armazenamento e segurança de dados pessoais
As informações pessoais identificáveis fornecidas à Fácil são recolhidas, processadas e armazenadas pela Fácil Informática Ltda. no Brasil.
A Fácil utiliza diversos tipos de medidas de segurança para garantir a integridade dos dados pessoais, como por exemplo, padrões de Segurança da Informação ao coletar e armazenar dados pessoais.
Segue abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil:
• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.
Direitos do titular de dados pessoais
Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, sendo eles:
• Acesso aos dados pessoais;
• Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
• Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados;
• Informações sobre compartilhamento de dados;
A Fácil se reserva ao direito de negar a anonimização, eliminação parcial ou total de dados pessoais, baseado no legítimo interesse ou para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.
Retenção de dados pessoais
Durante o uso dos produtos, serviços e sites da Fácil, os dados pessoais dos usuários serão mantidos de forma segura e controlada.
Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.
Ciência do titular
Ao ler a política e tomar ciência de seu conteúdo, o usuário concorda com os termos aqui descritos.
Caso o usuário deixe de concordar com os termos desta política, deverá entrar em contato com a Fácil através do e- mail encarregadodedados@facil.com.br para avaliar a possível eliminação das conversas da base de dados da Fácil.
Transferência internacional de dados
A Fácil não realiza transferência internacional de dados pessoais dos titulares que utilizam seus produtos, serviços ou sites.
Contato com a Fácil
Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:
Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 - Blumenau/SC - CEP: 89012-472 - Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação
Data de Revisão: 13/07/2022